Projeto Lugar, limites e fronteiras
Lugar, limites e fronteiras é um desdobramento da exposição Vamos a la playa, que aconteceu em maio de 2024, no Espaço QuadraSoltas, no Porto, quando apresentei pinturas com paisagens marinhas e a figura de uma mala como protagonista. De que forma este cenário se relaciona com o imaginário do espectador migrante? De onde, para onde, e que limites se impõem ao cruzarmos fronteiras? Com estes questionamentos, realizei o vídeo Conexão perdida, que aborda o não-lugar das praias a partir do relato de um sonho, e faz referência ao filme histórico Limite (1931), do cineasta brasileiro Mário Peixoto.
-
1. Vídeo
Conexão perdida (2024)
→ Vídeo baseado no relato de um sonho, com referências ao filme Limite (1931). Apresenta o tema do não-lugar das praias e a sensação de perda de conexão.
2. Pinturas
A noite é transparente I (2024)
A noite é transparente II (2024)
→ Da série É noite, mas precisamos ir à praia. Já haviam sido apresentadas na exposição Vamos a la playa.À deriva (2025)
Procurando um bem (2025)
→ Novas pinturas figurativas em formato vertical. Inspiradas em frames do filme Limite, com uma paleta expressionista colorida (violetas, rosas, azuis). Abordam sensações de estar perdido e não pertencimento.iption text goes here
Projeto “Vamos a la playa”
O projeto "Vamos a la playa" se inicia após a exploração do suporte 3D, com o tema das malas, cuja pesquisa em pintura se desenvolve desde 2019.
Partindo de ensaios fotográficos e da realização dos primeiros esboços, surge a vontade de aprofundar a ideia de "Lugar", sobrepondo-se ao conceito inicial de "Movimento", com o qual vinha trabalhando. A vontade de estar em outro lugar, a ideia de viajar para o outro lado do oceano, me fez pensar neste projeto, que vem sendo construído no ateliê com pinturas de pequenos e médios formatos.
-
Trabalhos que compõem o projeto
Série “É noite, mas precisamos ir à praia”
Pinturas em formato quadrado, com elementos visuais ligados ao ambiente de praia.
Participou da exposição 12 x 12 em Lisboa, em 2023.
Também foi apresentada na exposição Vamos a la playa, na Galeria Espaço QuadraSoltas, em 2024.
Vídeo “Conexão perdida” (2024)
Vídeoarte que aborda o “não-lugar” das praias a partir do relato de um sonho.
Faz referência ao filme Limite (1931), de Mário Peixoto.
Estabelece uma conexão entre pintura, cinema e fotografia.
Pinturas figurativas: “À deriva” (2025) e “Procurando um bem” (2025)
Em formato vertical.
Inspiradas em frames do filme Limite, com paleta saturada de violetas, rosas e azuis.
Criadas para a exposição coletiva Prova d’arte 2025.
Reforçam os sentimentos de deslocamento e não pertencimento, típicos da experiência migrante